Quinta-feira, 17 de Abril de 2008

Fossas e Esgotos

 

No Verão passado, em pleno mês de Agosto, a Figueira viu-se obrigada a fechar as praias aos seus habitantes e turistas. A causa: esgotos foram abertos e derramados na praia. Sendo o turismo uma das principais actividades desta cidade, é inadmissível a existência de fossas em plena praia, uma das principais atracções da Figueira. Estas fossas provêm principalmente de esgotos domésticos e são derramados no oceano sem qualquer tratamento.   Para além de degradar o ambiente, o óbvio empobrecimento paisagístico afasta os turistas e torna o nome da nossa cidade motivo medo.

 

 

"Devido a poluição proveniente de esgotos Praia de Buarcos interdita a banhos
 
Uma descarga de esgotos obrigou à interdição da praia de Buarcos, na Figueira da Foz. A interdição estende-se por uma área de 800 metros e vai manter-se até que a capitania tenha nas mãos os resultados das análises laboratoriais.

 A Capitania do Porto da Figueira da Foz alargou a uma extensão de 800 metros a interdição a banhos na praia de Buarcos, na Figueira da Foz, devido a poluição por esgotos, disse fonte daquela entidade. O capitão Louro Alves, da capitania, afirmou que a bandeira vermelha foi hasteada domingo no local onde desagua uma vala que deveria canalizar para o mar águas pluviais, mas que hoje a interdição foi alargada a uma extensão maior. A vala foi aberta para esgotar águas acumuladas nas ruas da cidade, devido às chuvas da semana passada, mas acabaram por transportar esgotos domésticos a céu aberto para o mar.
A Lusa verificou no local que um cheiro a esgotos incomoda os milhares de banhistas que nesta altura do ano estão de férias na Figueira da Foz, em particular na freguesia de Buarcos. Lixo e dejectos humanos atravessaram a praia em direcção ao mar, ficando a água com cor escura e imprópria para banhos. A autoridade sanitária concelhia determinou que a zona interdita a banhos fosse alargada para uma extensão de areia que ronda os 800 metros, entre o Oásis e a Muralha de Buarcos, onde a bandeira vermelha já tinha sido hasteada no domingo.
O comandante Louro Alves, por seu turno, disse que a Capitania do Porto da Figueira afixou esta tarde editais a alertar o público para a situação. Segundo o mesmo responsável, a Delegação de Saúde do concelho e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro recolheram durante o dia amostras de água no local para efectuar análises laboratoriais, mantendo-se a bandeira vermelha enquanto não forem divulgados os resultados. A interdição foi também confirmada pelo nadador-salvador Manuel Teixeira, concessionário daquela zona balnear. “Não é a primeira vez que a praia é invadida por enxurradas provenientes da mesma vala”, declarou, lamentando que, desta vez, “tudo tenha acontecido no pino da época balnear”.
A agência Lusa tentou contactar o vereador José Elísio, responsável pelo pelouro do Ambiente da Câmara da Figueira, e a administração da empresa municipal Águas da Figueira, o que não foi possível até ao fim da
tarde."

                                                                            in O Primeiro de Janeiro 22/08/ 06

 Este problema já vem de há muitos anos atrás e pelos visto vai continuar por muitos mais…

publicado por figueiracriativa às 16:50
link do post | deixem aqui a vossa opinião | favorito
|

-musica

-O nosso Grupo de Area Projecto-Ocupação antrópica e Impactes Ambientais

-pesquisar

 

-Fevereiro 2009

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
21
22
23
24
25
26
27
28

-New pics

- futuro->Tecnico saude amb...

- apos longa ausencia

- Lamentamos informar...

- Balanço do trabalho reali...

- Sugestões Urbanisticas

- Oásis um outro problema

- Parque Abadias

- Fossas e Esgotos

- Oásis

- Castelo Eng. Silva Guimar...

-ficheiros

- Fevereiro 2009

- Novembro 2008

- Junho 2008

- Maio 2008

- Abril 2008

- Fevereiro 2008

- Dezembro 2007

- Novembro 2007

-tags

- a história da nossa cidade

- abadias...

- alternativas

- ambiente

- atlântico

- castelo ou casa abandonada?

- cidades fantasmas

- edificio "o trabalho"

- edificios á espera de remodelaçoes e edi

- evolução e sobrepovoamento do litoral

- fossas e esgotos

- inforama se

- mais problemas??!

- mecanismos? que é isso?

- o monstro do betão

- o perfeito local para turismo...

- o que andamos a fazer...

- o que é?

- o turismo associado á ocupação antrópica

- onde vivemos

- quem somos? o que pretendemos?

- sobrepovoamento? porquê?

- todas as tags

-links

-Atenção as horas

-contador de visitas

contadores de visitas
contadores de visitas

-salvar a terra

-salvar o planeta

-save the planet

blogs SAPO

-subscrever feeds